quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Da Série Mulheres Incríveis: Luiza de Fatima Dantas



Luiza de Fátima Dantas

Não fui da direção do MAB, mas conheço a história. O movimento de bairros de Nova Iguaçu era muito intenso e, aí, no MAB, as pessoas tinham a responsabilidade de organizar a associação de moradores. Casei em 1975 e gostaria de participar. Já em 1978 e 1979, comecei a me dedicar muito. Em 1980, estava grávida e tive que lagar o movimento, porque o DOPS era muito forte e o primeiro contato com a repressão foi nesse período. Na organização do conjunto, éramos todos moradores do mesmo conjunto, meu amigo disse que teria que fugir porque havia agente do DOPS atrás da gente. Eu não entendi nada, mas foi por causa dos panfletos da organização da associação de moradores. Nasceu minha filha e me afastei. Em 1983, tinha 23 anos e ainda era forte a repressão, quando me acusaram de ser da PPL. Era uma organização de extrema esquerda comunista e junto com o PC do B, tentava fazer uma luta armada. Nunca dei importância, mas eu não era da PPL. Comecei a gostar muito disso, não era filiada a partido nenhum. O meu amigo que descobriu sobre o DOPS e eu organizamos o PC do B em Nova Iguaçu. Começou a sair do bipartidarismo e ele me colocou como tesoureira. Aqui em Nova Iguaçu, a organização de Bairros e da Igreja era muito forte, mas tinha receio por achar que me colocaram em risco. Fiquei no PC do B até em 1984, entrei no PT, em 1988 e, neste mesmo ano, no trabalho de mata-mosquitos. Começou a aparecer mais a organização dos trabalhadores do que a de bairros dentro do PT. A organização de mulheres era muito forte e as mulheres viviam uma discriminação muito grande. O Sindicalismo ficou muito claro. A origem do Sindicato com uma cara muito masculina e a cara das mulheres era muito forte no movimento estudantil. Ainda hoje, há uma discriminação das mulheres muito grande. Comigo não, por conta da minha formação, mas vejo todas as companheiras. As mulheres são assediadas moralmente. A participação das mulheres dentro dos sindicatos ainda não é tão intensa e expressiva como precisa ser. O SEPE, por exemplo, é um sindicato formado em sua maioria por mulheres, avançou muito, mas ainda não possui o peso que poderia e deveria ter. O de enfermeiras também é constituído em grande parte pela ala feminina, mas, de uma forma geral, os sindicatos não abrangem as questões das mulheres. Na CUT, surge a Comissão da Mulher Trabalhadora. Discute a cota para as mulheres, porém o processo é lento. Ainda hoje, a discussão do aborto é tal como antes; não avançou. Ainda existem agressões físicas, morais, embora sejam veladas. O meu estilo pessoal não é de levar desaforo para casa, mas existe comigo uma coisa estabelecida. Tenho duas filhas e uma neta, a política das mulheres tem que ser feita todo dia, em todo lugar e em todas as esferas. E mesmo aqui no Sindicato, às vezes escondem coisas de mim, porque não vou deixar barato. Na Comissão da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional, as mulheres cresceram muito e ainda precisam crescer mais. Tem que ser a mulher maravilha para ser militante sindical, tem que ter muita estrutura. A militância passa a ser quase que por vinte e quatro horas, passa a ser tripla jornada. Em 1975, foi o ano Internacional da Mulher. Nessa época, com vinte e dois anos, ainda não era essa luta. Quando comecei a me envolver no movimento de bairros, nessa ocasião, muitas mulheres participavam dessa organização (MAB). As mulheres de Nova Iguaçu fizeram o fechamento da Dutra. Em 1985 e 1986, surgiu a dengue no Rio e as mulheres de Nova Iguaçu, através do MAB, lutaram contra a doença e também para saber o que era dengue. E mesmo sem saber, em 1970, eu já lutava pela saúde e por moradia. Na década de 1980, entrei para a luta sindical. As mulheres saem do lar para a luta sindical e a luta sindical foi organizada para homens. Na direção do Partido, eu era a única mulher a começar a luta por disputa. A mulher no poder passa por todo o tipo de pressão. Construí um perfil e não tive muito problema, mas as mulheres que trouxe comigo sofreram muito. O sindicalismo parece que está em retrocesso. [...]


Leia essa e outras histórias no livro Mulheres Incríveis 3ª ed. – Editora Nandyala, autora: Elaine Marcelina



Nenhum comentário:

Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...