Meus textos

Direitos Autorais


Os textos de minha autoria contidos neste blog podem: ser publicados em sites da internet e repassados via e-mail, desde que com crédito à autora e sua autorização por escrito.

Os textos contidos neste blog não podem: ser utilizados para fins comerciais (vendidos, alugados ou publicados em livros, revistas e afins) sem a autorização da autora ou ter seu conteúdo alterado no todo ou em parte.

_____________________________________________________________________________________









AS LIÇÕES QUE APRENDI




Fui criada por minha avó Natalina, e a maior parte das lições de minha infância aprendi com ela, que hoje já se foi. Lembro-me de como eu era gulosa e gostava de comer o meu pão e o que sobrava dos meus irmãos, ou melhor, da Luciene, que não comia e nem dava o pão para mim e nem para o Wilson, ela guardava o pão na gaveta e a gaveta dela era a do meio, desta forma enchiam de formiga as nossas roupas e se minha avó soubesse pegava o pão e guardava para o café da tarde ou para o do dia seguinte.

Nós tínhamos uma situação muito difícil, mais hoje vejo o quanto foi importante conviver com minha avó, diante de toda aquela dificuldade, pois hoje sei dar valor a cada coisa que conquistei e adquirir nesta vida. Avó Natalina, obrigada onde quer que esteja jamais esquecerei suas lições, seus ensinamentos, suas histórias, seus assovios e principalmente sua generosidade e sua doçura.

___________________________________________________________________________________


BOLHAS DE SABÃO




Ontem lendo “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, me transportei aos meus oito anos de idade, foi quando ganhei meu primeiro livro. Éramos muito pobres, minha mãe nunca tinha como comprar e ganhei dois livros na escola onde estudava e o nome de um deles era “Bolhas de sabão”, a capa era azul, lembro-me da primeira história que li, foi de um rei que tinha orelhas de burro e tentava esconde-las de todas as formas com um chapéu.

Um belo dia um homem viu as orelhas do rei e foi para o meio da floresta e gritou “o rei tem orelhas de burro” e assim quando ventava, o vento soprava “o rei tem orelhas de burro” e desta forma toda a cidade ficou sabendo que o rei tinha orelhas de burro.

Lembro desta história, porque eu admirava o livro e devorei a leitura e claro com o pensamento de criança imaginava o vento soprando, o segredo do rei e o desespero dele em ter seu segredo descoberto. E até hoje esta história de ter o primeiro livro tão tarde me comove, pois adoro ler e acabei de descobrir o prazer de escrever.


_____________________________________________________________________________________
ESCOLHAS




Hoje à tarde peguei um ônibus errado, que passou por um caminho que eu não cruzava há anos e me transportou há dezesseis anos, onde eu era apenas uma menina de vinte anos, tentando burlar o trabalho cansativo de andar com uma bolsa nas costas.

Há mais me lembrei da alegria que sentia em tudo, era ingênua, cheia de planos e desejos, e imediatamente olhei pra mim hoje, conquistei muitos dos sonhos daquela época, perdi a ingenuidade, e infelizmente comecei a comparar e fiquei triste, pois naquela época eu tinha o amor de um homem, que hoje nos perdemos, e logo, me veio à cabeça, nossa que pensamento horroroso, pois tenho Anna Clara, minha filha linda que Deus me deu, é minha riqueza.

Comecei a pensar no que me deixa feliz hoje e mais uma vez fiquei triste, pois não tenho tido tempo para fazer as coisas que gosto, como ler escrever, estudar e ser de fato feliz fico pensando que felicidade é esta na qual vivemos atrás e nunca é concreta, nunca esta pronta, acho que é porque não existe esta felicidade pronta, existe, digamos algo que conseguimos realizar e que nos deixam de fato felizes, então comecei a pensar em tais fatos, bom tenho alguns: o nascimento de Anna Clara, minha formatura, o lançamento do meu livro “Mulheres Incríveis”, estar viva com tantas subjeções, creio eu que faz minha mente fervilhar, me sinto viva, pulsando e com energia para sonhar mais um pouco, com os meus desejos, anseios e claro as novas escolhas.


________________________________________________________________________________________

MÃE MARIA




Uma grande mulher que conheci e me recebeu de braços abertos, com o sorriso de sempre, está mulher dedicou sua vida ao Candomblé, tinha trinta e cinco anos de santo e tive o prazer de compartilhar com ela e com tantos outros o amor ao orixá, a dedicação, sinto-me triste, pois Mãe Maria se foi, porém este é o nosso caminho.

Feliz daquele ou daquela que pode conviver com Mãe Maria, ao menos uns segundos, ou minutos e dias como eu, pois ela respirava cultura, cultura dos nossos antepassados, dos nossos ancestrais, e ela sempre estará viva na minha memória, memória de quem tem sede de aprender e que teve um pouco de Mãe Maria para ensinar, doar, tudo o que sabia no Candomblé e na vida. Mãe Maria lhe agradeço por me permitir trilhar um pouco de meu caminho na sua linda e longa estrada.

_______________________________________________________________________________________________

“Tenho que encarar, de frente”


(Cilene, 12 anos soro positivo)



Esta frase me fez pensar na Juliana (funcionaria do CIEP Nelson Hungria), que é linda, não tem uma perna e sobe as rampas do CIEP de muletas várias vezes ao dia e com o sorriso no rosto e maquiada, porque esta frase me remeteu a Juliana? Porque lembrei o meu enorme despreparo e egoísmo enquanto ser humano, pois meu despreparo me levava a reclamar todos os dias por subir a passarela três vezes ao dia, sempre subia a passarela reclamando e esta semana, quando conheci Juliana, foi o primeiro momento de reflexão e vergonha, ao mesmo tempo de reclamar por subir a passarela tantas vezes mesmo tendo pernas, agora após esta palestra e esta frase “tenho que encarar, de frente”, ouvida da Cilene a atriz, palestrante e soropositivo, no momento em que tomava suas drogas para o vírus HIV.

O soropositivo sofre muitas reações por conta dos medicamentos, sem falar do preconceito, bom se esta mulher esta firme e encara de frente sua doença, os efeitos colaterais das drogas, encara o preconceito e o despreparo da humanidade desta forma, trabalhando para que outras pessoas aprendam a conviver com o vírus HIV e a fugir do preconceito, em fim, onde fico eu um ser humano até então tão despreparado, reclamando de subir uma passarela, que vergonha, a partir de agora tenho que encarar de frente todos os problemas, dos mínimos, tal como a passarela, como os máximos, como a minha obesidade e meu coração grande. Estou feliz por conhecer estas duas mulheres magníficas que me ajudaram a melhora um pouco, a forma de conduzir minha vida.

__________________________________________________________________________________________


UM DIA FELIZ


Hoje tive um dia surpreendente, conheci uma pessoa especial, pode parecer um bordão comum, porém sinto-me extasiada no momento. Você surgiu na minha vida como um furacão, ou melhor, um tsunami para ser mais precisa.

Em segundos me vi descendo de um ônibus no meio do caminho e seguindo as ordens de um homem que vi somente algumas vezes, mas que o poder de sedução me envolveu de tal forma, a ponto de seguir meus desejos e instintos sem pestanejar e as horas em que estivemos juntos foi mágica, de forma a me emudecer e arrepiar inteira, quando me lembro do beijo em que me envolveu.

Lembro-me da canção de Jorge Aragão “essa coisa de pele, sentida por nós, desatando os nós...” não tem como fugir do destino, muito menos da atração, do desejo e da vontade que tenho em estar com você.

Espero que seja o que tem que ser e será, sem cobranças, sem esperanças, sem imaginações do futuro, quero apenas que aconteça o que o nosso desejo permitir, sempre em que quisermos estar juntos.

Até sempre, desejos ocultos!



________________________________________________________________________________________________________

AMORES




Sofri muito por um amor nos últimos tempos, tanto que resolvi seguir solitária, ao menos por um período, até me estruturar, ou melhor, me reestruturar.

Bom diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, tal frase me fez voltar à sanidade, se é que posso definir assim, o meu estado de lucidez, pois quase caio novamente em uma canoa furada, culpei a solidão, mas eu sou a culpada, achando que poderia resgatar o que não foi vivido em outrora, e pro meu bem a lucidez me sacudiu hoje à tarde, dizendo “viveste o que tinha que viver no passado, com toda veracidade, paixão, encontros, desencontros, magoas e tudo mais, hoje é um novo tempo, o tempo do amor pelo outro e não pela carne”, ouvi e sinto-me aliviada, claro, confesso que depois de algumas lágrimas que borrifaram minha alma a ponto de me fazer enxergar que, o que sinto hoje, ou melhor, o que é possível reconstruir hoje é a amizade, o carinho e respeito entre duas pessoas que tem uma bela filha para criar, para tanto, precisamos estar unidos, sem mágoas e com a maior amizade possível, pois num ato de furor, desejo e paixão, fizemos uma vida linda, que cresce a cada dia e depende da nossa união para crescer feliz e saudável, então percebo a importância dos diferentes amores.

_________________________________________________________________________________________

ASSEMBLÉIA




Ontem foi um dia de lembranças, fui à assembléia num impulso, porém lá reencontrei o passado, um passado duro e hoje saboroso de relembrar, pois há mais ou menos seis anos atrás, fiquei clandestina em Brasília, é uma longa história, porém o fato é que um amigo me fez lembrar o suor, as lágrimas, a fome, o desespero e tudo o mais que passamos em Brasília durante quase dois meses, foi em prol de um objetivo, de um sonho, o da reintegração.

Após um longo período de sofrimento e resignação, fomos reintegrados, em setembro de 2003 e efetivados em junho de 2006, ufa! Falei em pouquíssimas linhas o que de fato significaram aqueles dois meses, bom retorno a assembléia de ontem, que foi na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), foi tratada como algo comum, que num piscar de olhos acabou, para mim foi um dia mágico e penso que tudo tem o seu tempo e sua hora, até mesmo o meu retorno as assembléias sindicais, voltei! Então, saudações sindicais!

_________________________________________________________________________________________

Cansaço, descanso...


Do corpo ou da alma?



Estou na estação de Deodoro, esperando o trem em caminho para minha segunda jornada, e me pego a pensar no quanto meu corpo anda cansado, e em como consigo descansar em um cochilo de dez minutos no trem e logo penso que se tiver um lugarzinho no próximo trem, pronto, missão cumprida, estarei refeita para a segunda jornada onde dou aula para jovens e adultos e ensinar me revigora.

E o descanso da alma? Esta exatamente no momento em que começo a escrever estas linhas, bem aqui na estação de trem, entre uma composição e outra, paro para ouvir o anúncio, se é o trem para o destino no qual me dirijo, bom chegou o trem...

___________________________________________________________________________________________


MÃOS



Sempre pensei em minhas mãos e onde elas podem me levar, tal pensamento surgiu em um momento em que estava fazendo trança na minha filha, pois percebi que utilizo minhas mãos de mil formas, desde simplesmente escrever e para tudo, até mesmo para ganhar dinheiro. Hoje sou escritora, professora, profissão onde penso e escrevo muito, seja à mão ou digitando, em fim minha mão me leva a caminhos jamais pensados antes. Houve uma época, em que perdi meu emprego, e neste período fui trabalhar num salão de beleza, como cabeleireira, fazia de tudo, mais os penteados afros eram minha especialidade e é o que até hoje me pedem para fazer, mesmo depois que recuperei meu emprego.

Hoje não trabalho mais em salão, mas quando tenho tempo livre alguém me pede, eu não me nego a fazer, faço sempre na minha filha, e nesses momentos sempre me lembro das enumeras possibilidades que minhas mãos me dão e penso também que é um dom assim como escrever, eu tenho simplesmente que agradecer por tudo que a vida tem me dado de forma simples e inusitada, sendo que, por vezes através das minhas mãos.

___________________________________________________________________________________________

Rumo à igualdade de gênero e raça.




Nós mulheres devemos nos unir na luta contra a violência mental, moral, educacional, física, social, étnica, racial, econômica e política contra as mulheres.

Hoje as mulheres estão vivendo em igualdade de direitos. Entretanto ainda encontramos companheiras passando por algum tipo de discriminação ou violência. Precisamos nos unir em prol de um mundo igualitário e comum a todos e todas, sem dogmas de gênero, etnia ou quaisquer outros.

A mulher tem a capacidade de gerar um ser, que independentemente do seu sexo participara da construção de nossa sociedade, então chamo a atenção de todos, pois nós mulheres passamos por muitas discriminações, primeiro a de gênero e depois a de raça, etnia, social, política e etc..

A união de todas as mulheres e homens, em prol de toda discriminação, nos fará crescer e fazer com que nossas companheiras que foram discriminadas se sintam acolhidas e fortes, pois o povo negro que participou e participa da construção deste país esta aqui, como sempre esteve e sempre estará, para lutar contra o racismo e contra o preconceito nesta cidade, neste país e no mundo.



___________________________________________________________________________________________


ANJO MORENO






SEU SORRISO LARGO

ENCANTADOR,

FAZ-ME INERTE DIANTE DE TI,

ME PEGO A PENSAR

PORQUE TÃO FORTE ÉS

TEU PODER DE SEDUÇÃO

EM MINHA VIDA.

VOCÊ INVADIU

MEUS DIAS,

MINHAS HORAS,

MINUTOS,

SEGUNDOS

E TUDO O MAIS.

QUANDO ME OLHAS

DESPE MINHA ALMA

DE FORMA A ME DEIXAR ATONITA,

QUANDO ESTAMOS JUNTOS.

HÁ...

ANJO MORENO,

NÃO SEI...

SERÁ UMA DOCE AMIZADE,

SERÁ UMA DOCE PAIXÃO

OU É UMA DOCE ILUSÃO,

SÓ SEI

QUE DE TODA FORMA

É DOCE,

PORQUE TUA PRESENÇA

FAZ-ME BEM.


________________________________________________________________________________________
O ADEUS DO ANJO




ME PEGO A PENSAR

O MOTIVO QUE TE LEVASTE A ME DIZER ADEUS

TEU SORRISO ME ETERNESSE

MESMO QUANDO PENSO QUE NÃO HÁ DECISÃO MELHOR A NÃO SER A AMIZADE DO ANJO

É DIFICIL PENSAR EM TI SOMENTE COMO AMIGO, POIS JÁ SENTI TUA PRESENÇA DENTRO DE MIM, DE FORMA ENCANTADORA, DIFICIL ESQUECER O QUE É BOM

NÃO QUERO ESQUECER, POIS A MIM SÓ CABE A LEMBRANÇA, LEMBRANÇA DE MOMENTOS MAGICOS

NÃO QUERO ESQUECER O CHEIRO DO PRAZER, O TREMOR DA EMOÇÃO

ANJO MEU

SEJA VOCÊ

ANJO AMIGO

AMIGO ANJO

NÃO IMPORTA

TU ESTAS NO MEU PENSAMENTO

NO MEU DESEJO

NÃO QUERO TIRÁ-LO

DE ONDE ESTAS

POIS ESPERO CALMAMENTE O MOMENTO DE TER VOCÊ...

MESMO QUE ESTE MOMENTO SEJA INFIMO OU ENORME

CURTO OU ETERNO

ESTOU AQUI HÁ TE OBSERVAR E TE ESPERAR

MEU ANJO AMIGO.



_____________________________________________________________________________________


Um dia de cada vez



Hoje tenho um novo caminho a trilhar este novo caminho é deverás satisfatório, pois carreguei pedra durante anos, pensando no dia em que carregaria flores, acredito estar vivendo algo novo, mas semeei este caminho com muita dor, lágrimas, paciência, tristeza e tudo o que envolve a dor de uma mãe e como num passe de mágica, todas as flores brotam de uma vez e o caminho fica mais sereno e menos árduo, porém ainda duro, só agora sei que se vive um dia de cada vez.



_______________________________________________________________________________________


ANCESTRALIDADE




Conhecer minha ancestralidade me levou a caminhos jamais percorridos antes, de sentir saudades, sentir falta de algo maior que me completaria e hoje sei que tudo isso estava todo tempo comigo, através dos meus ancestrais. Sinto-me forte, guerreira, e ao mesmo tempo uma criança que ainda vai nascer no novo mundo, estou perto do meu nascimento, estou sendo gerada no ventre da mãe natureza e aguardando o dia certo de nascer para o orixá, quando este dia chegar, serei uma nova mulher, terei nova identidade, uma identidade que me acompanhou por toda a vida e eu custei a reconhecê-la, vê-la e hoje a vejo, pois descobri minha raiz, vou regá-la para crescer saudável e poder dar frutos, frutos de sabedoria, amor, doação, dedicação e tudo o mais que demorei tanto pra enxergar, sentir e finalmente, ou melhor, inicialmente viver.

_____________________________________________________________________________________________
GUERREIRA



A mãe chora na calada da noite e quando amanhece está lá firme como uma rocha. A fortaleza que move esta vida, gerada por dor e sofrimento, certamente esta no cerne de Ivone, a minha guerreira aquela que diz pra mim “já deu certo minha filha”, hoje às cinco da manhã eu a vi chorando e esta imagem mexeu comigo, me causou inquietação, porém a única resposta que tenho pra ela e pra outras guerreiras é ser vencedora. Sem lamúrias e sem lágrimas.


________________________________________________________________________________________
MULHERES




Devemos nos unir na luta contra a violência mental, moral, educacional, física, social e econômica e política contra as mulheres. Nós mulheres hoje estamos vivendo em igualdade de direitos. Entretanto ainda encontramos companheiras passando por algum tipo de discriminação ou violência. Precisamos nos unir em prol de um mundo igualitário e comum a todos e todas, sem dogmas de gênero, etnia ou quaisquer outros.



_________________________________________________________________________________________


O VERDE



Há tempos tenho percebido a energia do verde em minha vida, uma energia boa, forte e prazerosa. Há alguns anos comprei um vestido verde, estilo indiano e comecei a perceber que sempre que estava com ele tinha sorte e, passei a colocá-lo quando queria ter um bom dia, quando tinha algo pra resolver e era batata, dava certo. Ao longo dos anos foi se intensificando e claro o vestido acabou e comprei outros e outros, sempre que tinha que apresentar algum trabalho, no lançamento do meu livro, na minha formatura, lá estava eu de verde. Virou uma mania, creio eu que saudável, mística, simpatia, pode ter o nome que for, só sei que um dia desses estava, em um dia difícil e não estava de verde e, pra minha surpresa, ganhei uma blusa, quando abri o embrulho a blusa era verde, pensei de estalo, salvou o meu dia, sempre o verde salvando ou me dando esperanças de dias melhores.

SALVE O VERDE!!!!!!!



_________________________________________________________________________________________


QUANDO NOS PERDEMOS



Amanheci pensando que não queria me afastar de uma pessoa querida, e me veio à lembrança de como isso é inevitável, pois as pessoas passam por nossas vidas para abrilhantar nosso caminho, minimizar nossas dores, nos fazer crescer, diante de pessoas difíceis, aquelas que nos dão dor de cabeça, mas que a lição dada, nos faz crescer e continuar o caminho com maturidade e sabedoria, mas retorno as pessoas doces e amáveis que gostaríamos que nunca saíssem do nosso lado, porém a vida é assim e neste momento penso que elas permanecem o tempo exato em nossas vidas, porque já dizia o velho ditado “tudo que é demais, é sobra”. Devemos é viver intensamente os momentos felizes e prazerosos que estes seres nos permitem viver em suas companhias que, de certo era pra ser só uma passagem, quando falo de pessoas especiais penso em todas, desde filhos, amigos, amores e etc..

Todos aqueles que passaram e deixaram marcas, aquelas marcas de saudades, e quando nos perdemos nem sempre nos vemos novamente e só fica a lembrança de um tempo bom, que dificilmente acreditamos ser possível acabar, embora na vida tudo tenha inicio, meio e fim, exceto para os encontros espirituais que continuam por varias vidas, até que de fato tenhamos aprendido a lição necessária ao nosso espírito, que esta sempre precisando evoluir.



_______________________________________________________________________________________


Você tem sido um bom hospedeiro de si mesmo?





Meus pensamentos fluem tal qual meu desejo, minhas emoções e tudo o mais. Sou um bom hospedeiro de mim mesma, pois convivo bem com meus conflitos, desarrumo e arrumo minhas gavetas internas, ontem mesmo comecei a arrumar uma gaveta que não era mexida há anos e até eu me surpreendi, o quão tamanha foi minha nobreza de espírito para lidar com o conteúdo desta gaveta, ai percebi que lidamos melhor com nossas emoções internas, nossas crianças, adultos, estações.

A forma com que tentamos organizar nossas emoções é o ponto alto da questão, pois elas são como os dias, às vezes ensolarados, às vezes chuvosos, às vezes nublados, porém sempre bonitos e cada um com sua beleza ou sinais de tristeza, como nosso interior, que por vezes, esta feliz ou triste, outras eufóricos e outros extremamente felizes, assim como hoje, amanheci com o meu interior ensolarado, embora o dia estivesse nublado, aí entendi que convivo muito bem comigo, que bom pra mim!


________________________________________________________________________________________

Negra mulher


É possível transpor barreiras, sejam barreiras visíveis, sejam invisíveis, nós mulheres, determinamos a hora de começar, continuar e parar, ser mulher negra nesta sociedade é lutar com unhas e dentes, cavar cada centímetro do chão que pisamos, mas o sabor é de vitória, de poder, mas não o poder sobre o outro puro e simples, mais o poder de narrar e escrever a própria história, mas uma história dialética e não a factual em que insistem em nos descer de goela abaixo, para tanto companheiras devemos seguir unidas e fortes, assim como leoas na defesa de sua cria, pois somos filhas dessa nação e geramos os filhos e filhas que as constroem, portanto somos responsáveis por esta nação chamada Brasil.

_______________________________________________________________________________________

BEBER NESTA FONTE...




A fonte a que me refiro, é a fonte familiar, aquela de onde viemos, onde nossa história de infância, adolescência e nossa herança genética. A família sempre causa um turbilhão de emoções em todos nós, ora boas, ora ruins, mas sabemos de onde viemos e em dado momento crescemos e contruimo0s padrões que julgamos os mais adequados para viver e por vezes julgamos nossa família, mas para mim o ano de 2010 foi um divisor de águas neste sentido, depois que soube de minha doença, pensei em terapia e enquanto não inicio a terapia, pensei nos amigos e principalmente na família, foi aí que resolvi me render aos inúmeros convites da minha mãe, do meu padastro, dos irmãos, primos, primas e tias a passar o Natal e Ano novo juntos, eu sempre me esquivei destas datas, mas aceitei e para mim foi uma surpresa incrível, pois foi um dos finais de ano mais animados que passei não me lembrei de doença, somente me entreguei a esta fonte inesgotável de energia que é a família, por isso digo, é sempre bom beber nesta fonte, quantas vezes for necessário, porque lá esta nossa base. Eu simplesmente me diverti como a muito não fazia, dancei e é sempre bom unir as energias, jamais esquecerei esta fonte, temos muitas na vida, mas essa é deverás especial e significativa

______________________________________________________________________________________

ANO NOVO




Amanheci pensando em escrever, mas penso em escrever tantas coisas, mas estou num momento família, iniciou o ano e estou cheia de idéias, mas sei que o ano novo nada mais é do que um novo dia, um novo recomeço, é a chance que Deus nos dá te continuar, é a chance de reaprender, enfim de seguir um novo caminho. Meu novo ano será repleto de amor, paciência, compreensão, superação, força, saúde, paz e muito mais que a vida me oferecer, pois não hesitarei em aproveitar. A vida é curta, mas as oportunidades são enumeras, a cada minuto temos uma chance de mudar o rumo da prosa, o rumo do caminho, o rumo do amor, o rumo da tristeza, o rumo da alegria, desta forma temos a oportunidade de experimentar nossas possibilidades e nossos limites de sermos felizes.

__________________________________________________________________________________________

AMOR E SEXO SE MISTURAM, EM CORPOS SEDENTOS DE DESEJO...




Um homem e uma mulher se entreolham na cozinha de casa e sem querer se encostam e bum!!! Acende a faísca do desejo, corpos sedentos de desejo e paixão, num instante largam tudo e vão atender à seus desejos, ora ocultos, agora explícitos e sem pensar em nada somente no prazer, se entregam de corpo e alma ao sexo, atendendo a seus impulsos e seus corpos se entrelaçam, neste momento se fazem um só na mesma energia, ou melhor trocando energia até chegarem ao êxtase total, neste momento sublime trocam juras de amor e desejo um pelo outro em um instante único vivido intensamente de amor e sexo.

_______________________________________________________________________________________










































Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...