terça-feira, 19 de maio de 2009

AS CONQUISTAS DAS MULHERES


A vida das operárias nas fabricas criadas no começo de nossa industrialização, momento fundamental para o futuro das mulheres no mundo do trabalho, no Brasil. O espaço público moderno foi definido como esfera masculina, onde as mulheres participam como coadjuvantes, como auxiliares, assistentes, enfermeiras, secretárias, em fim, desempenhando as funções consideradas desvalorizadas nos campos que lhes eram abertos.
As trabalhadoras recusaram, e recriaram os significados das práticas que os dirigentes pretenderam impor no mundo do trabalho e na vida pública. As mulheres trabalhadoras e as feministas lutam para a construção de uma esfera pública democrática, desta forma afirmar a questão feminina e assegurar a conquista dos direitos que se referem à condição da mulher.
O século XX foi chamado de “século das mulheres”, período em que o movimento de mulheres e o movimento feminista, viram muitas de suas reivindicações atendidas. Entretanto não podemos ainda considera que o século XX tenha fornecido plena cidadania as mulheres, embora alguma conquista fosse efetivas.
Objetivando alcançar cidadania plena e igualdade de direito em relação aos homens as mulheres agiram em diversos fretes, sozinhas em movimento sociais e feministas organizados.
A busca da plena cidadania ainda esta em pautas, pois velhos mitos insistem em assombra as mínimas conquista.
O direito de votar e ser eleita tem sido, conquistado a duras penas, pois ainda hoje há pais que não reconhecem as mulheres como cidadãs com direito á participação Política.
Os Estados Unidos foi uns dois pioneiros na concessão dos direitos ao voto para as mulheres graças à ação das feministas.
A primeira guerra mundial foi um diviso de águas na luta feminista pelos direito políticos, pois durante as primeiras guerras ou logo após vários outros paises concederam os direitos de voto as mulheres.
No final da primeira guerra, em 1918, o sufrágio feminino foi aprovado na Inglaterra, com muitas restrições.
Na Rússia, o feminismo existia antes da primeira guerra mundial, porem o direito de vota das mulheres só em junho de 1917.
Na Espanha, com a Republica, o voto para as para as mulheres foi assegurada em 1931.
A segunda guerra mundial foi outro marco na trajetória do direito Político. Na Itália, uma tradição anti-feminista, conservadora foi explorada pelo fascismo. A franca causa espanto na demora na concessão do direito ao voto as mulheres. Na Suíça e em Portugal o sufrágio feminista seria garantido por lei somente em 1971 e 1976, respectivamente.
O direito ao voto, não significa igualdade de política imediata, entretanto, no final do século XX e inicio do XXI, constatam-se o aumento da participação feminina m todos os níveis de governo, mesmo que numérica mente fazem sub-representadas, as encontramos em cargos legislativos, executivo, de primeiro ministro e de presidente em diversos paises ocidental.
No Brasil, as primeiras organizações de mulheres surgiram após 1850e sua principal bandeira era o direito a instrução e ao voto, que é concedida em 1932, no governo de Getulio Vargas sob o novo código eleitoral pelo decreto numero 21.076.
ELAINE MARCELINA













4 comentários:

Unknown disse...

ola em epecial quero agraecer-te por te-la como amiga e parabeniza-la peloseu trabalho,nos informa e instrui.

Unknown disse...

obg me ajudou muitoo

Unknown disse...

obrigadoo


me ajudou muitooo

Unknown disse...

obg me ajudou muitoo

Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...