terça-feira, 15 de agosto de 2017

Resenha do livro Mulheres Incríveis


“Mulheres incríveis”, de Elaine Marcelina

Toda a tradição de matriz africana está assentada sobre bases femininas. Elaine Marcelina é mais uma das autoras que vem recuperando essa matriz mágica e generosa, que gera e que alimenta; que cria e que cuida até ver os frutos.
Seu livro “Mulheres incríveis”, que já está na 3ª edição (2008; 2014; 2016), é mais um testemunho amoroso dessa qualidade feminina, presente na literatura “escrita por mulheres”, que felizmente começa a chegar às livrarias com a força de um discurso que vem mostrando a luta das mulheres – essa luta que nunca foi fácil, mas diante da qual nenhum delas se mostrou esmorecida. Ao contrário: quanto mais feroz a luta mais coragem e fé elas demonstram na vitória.
Elaine Marcelina é pesquisadora na área de história e de historiografia, e é com muito trabalho e garra que ela vem levantando registros e documentos da vida de mulheres que foram importantes – mesmo que na história oficial não se encontrem seus registros. Isto porque a luta dessas mulheres permanece ocultada, ainda, pelos preconceitos que nos garroteiam a liberdade: os preconceitos de cor, de gênero, de classe social, e muitos outros. Muitas dessas mulheres pesquisadas sequer aprenderam a escrever o próprio nome, pois não lhes foi permitido tal direito. Quantas delas tiveram de buscar esse aprendizado, realizando sua conquista já depois de adultas.
A autora também narra a sua luta, tanto a sua história pessoal quanto o seu sonho de fazer algo para dar visibilidade à vida das mulheres negras que vivem e que viveram neste país. Nessa sua luta em busca de direitos, melhorias de vida e de reconhecimento, Elaine Marcelina se propôs a colher depoimentos e histórias, relatos curtos ou não, onde cada uma de suas entrevistadas conta um pouco de si, de sua história de vida.
O livro “Mulheres Incríveis” está montado em três partes que, juntas, fazem um belo mosaico de retratos de vidas de mulheres negras, brasileiras, lutadoras, vencedoras cada uma a seu modo e a seu tempo. Na primeira parte do livro, Elaine colheu depoimentos pessoais e os reproduziu em narrativa, unindo retalhos de vidas de mães, esposas, filhas, professoras, atrizes. Na segunda parte, – como historiadora e um pouco como repórter – ela conta as histórias de mulheres, tanto as que ela conheceu quanto as de quem ela recebeu informações de parentes.
E, na terceira parte, a autora faz um balanço de sua própria trajetória, pondo a descoberto aos olhos do leitor a sua luta pessoal, os seus sonhos e os seus projetos, sempre mostrando esse lado feminino e amoroso da mãe negra: da avó que ensina a neta e da filha e da neta que aprendem e ensinam, e perpetuam a doçura do gesto de cuidar, sempre amparadas pela coragem de seguir em frente sem recuar diante das dificuldades. E, sobretudo, que é o principal: o livro “Mulheres incríveis” desvela a transmissão dos saberes de uma geração a outra, feita através do exemplo e da tradição, do esforço pessoal, do amor e da fé no amanhã.


Josefina Neves Mello

Nenhum comentário:

Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...