sexta-feira, 15 de novembro de 2019

AJUDE ELAINE MARCELINA Á CHEGAR NA NIGÉRIA.





Eu pesquiso a família Bangbosé a cerca de 10 anos, meu mestrado foi sobre a Bisneta de Bangbosé Obitikó, o primeiro membro da família a Chegar ao Brasil, em Salvador - Bahia, no ano de 1840, foi escravizado, comprou sua alforria 17 anos depois, levando sua filha maria Julia para a Nigéria, em Lagos, Maria Julia teve seu filho Felisberto Américo Sawzer, em Lagos, este veio para o Brasil, também, em Salvador, com 9 anos de idade, teve vários filhos, e dentre eles pesquisei a Yalorixá Regina De Yemanjá. Hoje pesquiso, a trajetória de Bangbosé Obtikó, ou Rodolfo Manoel Martins de Andrade, seu nome de Batismo, no Brasil. Ir a este seminário na Nigéria, falar de minha pesquisa, e ter contato direto com o local de nascimento de Bangbosé Obitikó,sempre foi um sonho para mim, e preciso do apoio de todos para transformar este sonho em realidade. Sou uma Yao de Iroko, iniciada no Axé Bangosé, pelaq Yalorixá Lina de Oxumare, neta de Mãe Regina Bangbosé. Pisar na África, é um sonho, principalmente, na Nigéria, em Lagos, terra deste ancestral, de tanta importância para o Candomblé no Brasil. Este é meu objetivo como pessoa, como Yao e como pesquisadora. Conto com a colaboração de todos, para chegar a Nigéria.

Nenhum comentário:

Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...