quinta-feira, 19 de março de 2020

O ato de escrever

O ato de escrever

A escrita é fascinante, digo isto, com muita tranquilidade, pois a cada dia me surpreendo com o que o outro escreve, assim como com o que escrevo, com as possibilidades que a escrita me permite. E minha intenção é desmistificar esse ato, o ato de escrever, sei que pode ser uma missão pretensiosa, porém acredito ser necessária, pois a partir do momento que nos descobrimos, descobrimos nosso potencial, podemos ganhar o mundo, crescer enquanto pessoas, no melhor sentido da palavra. E o ato de escrever por vezes pode ser congelante para muitos e suave para outros tantos. Em que time você está? No congelante ou no suave? Seja em qual time estiver, te convido a transitar por esta estrada, com algumas técnicas, sem medo, com coragem, sendo você, se jogando, encarando de frente, partindo para cima, enfim, vamos adentrar ao mundo da escrita e descobrir que quando queremos podemos jogar qualquer jogo e sair vitorioso no final, e se não sair vitorioso na primeira partida, no mínimo vai aprender diversidades de jogadas, para fazer um gol, mas neste caso um gol de letras. Para escrever, você precisa ler, ler muito, ler de tudo, jornal, revista, gibi, livros, artigos, teses, cartas, tudo que ver pela frente e que te agrade, sim a leitura tem que ser convidativa, do tipo daqueles pratos maravilhosos, do tipo da chamada de um programa interessante, por exemplo o que me atraí as vezes é o título de um artigo, uma frase, algo que alguém diz, pois tudo te leva a ler e tudo te leva a escrever. E se não é bem assim, vamos pensar em coisas que você goste de pensar e que você gostaria de ler ou de escrever, é bem aí que nasce a escrita, numa inquietação que nós temos, assim nasceu este texto, na minha inquietação de apresentar a escrita de forma bonita, sem trauma, com beleza, assim como ela se apresentou para mim, bem suave. Escrever é isso, é pegar caneta e papel e começar a rabiscar o que vem à mente, ou está diante do computador, após ter pesquisado muitas coisas e ainda não encontrou bem o que você queria, para expressar seu pensamento, você senta e escreve, aí nasce um texto. A Toni Morrison, uma grande escritora que admiro muito diz o seguinte “se tem um livro que você gostarias de ler e ele não existe, escreva-o”, e assim fui eu com esse texto, eu precisava explicar da melhor forma, como é o ato de escrever para mim e como ele pode passar de congelante a suave para vocês ou de suave para a cereja do bolo, entendem? É um pouco de muitas coisas reunidas, mas a principal delas é a coragem e a vontade de escrever, ou ao menos de ousar, no meu caso, foi a ousadia, que me levou a escrever, é a ousadia que me faz entrar neste universo de escrita criativa, de levar as pessoas a perderem o medo da escrita, a desejarem narrar suas histórias, tal qual aquela típica frase “minha vida dá um livro”, quem nunca ouviu essa frase ou já a repetiu? Pois bem toda vida dá um livro, toda história da um livro, e por aí vai, não tem receita, tem sugestões, por exemplo, pensar, pôr no papel, ler, reler, arrumar, rearrumar, escrever, reescrever, dividir com os amigos, ajustar, nasceu um texto, essa pode ser uma sugestão de escrita, tem várias, e cada um vai descobrindo a sua forma de escrever, seu jeito, eu por exemplo escrevo melhor a noite e de madrugada, gosto do silencio, eu moro em apartamento, no primeiro andar, durante o dia tem barulho das crianças, dos vizinhos, embora eu consiga ler e trabalhar, não produzo bem durante o dia, se for preciso faço, mas render mesmo, rendo a noite, e assim como eu, cada um descobre seu melhor método, seu melhor horário para escrever. No início eu só escrevia a lápis, e eles tinham que estar bem apontados, mas como sou pesquisadora, escritora e colunista, hoje meu oficio é escrever, preciso escrever no celular, no bloco de notas, no Whatzapp, anoto uma ideia no caderninho ou no celular, vamos mudando como o tempo muda, assim como as coisas evoluem, nós evoluímos também. O melhor de tudo no ato de escrever, é colocar emoções reais ou imaginárias no papel e em algum momento de sua vida, alguém se vê no seu texto, ou você toca alguém, emociona alguém e acaba se emocionando com esse retorno, a escrita ela atinge uma infinidade de pessoas, de formas que por vezes você nem imagina, porque ao escrever você pois no papel o que estava dentro de ti, sem pretensão, mas que tem muitos efeitos positivos, e o maior deles é a coragem em pôr no papel sua ousadia em forma de texto.

Elaine Marcelina
  

Nenhum comentário:

Receita da felicidade

RECEITA DA FELICIDADE Ingredientes: 100 gramas de alegria 150 gramas de amor puro 500 gramas de bom humor 200 gramas de energia ...